Os dois volumes da Tese de Mestrado de Pedro Penteado podem agora ser acedidos online

Conforme notícia divulgada pelo autor, Pedro Penteado, está em acesso aberto, no Repositório da Universidade de Lisboa, desde esta semana, a tese de mestrado de Pedro Penteado, “Nossa Senhora de Nazaré. Contribuição para a História de um santuário português (1600-1785)”, orientada pelo Prof. Dr. Joaquim Veríssimo Serrão, apresentada e defendida na Faculdade de Letras daquela Universidade em fevereiro de 1992.

O volume I já tinha dado origem ao livro “Peregrinos da memória. O Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. 1600-1785”, que se encontra em acesso aberto desde há vários anos na internet, incluindo nas referências bibliográficas disponibilizadas neste próprio website oficial da Candidatura. Contudo, o volume II, que transcrevia documentação relevante para a história daquele centro de peregrinação e continha alguns quadros importantes para a história social local (ex.: lista de mesários da Confraria entre 1661 e 1778), mantinha-se inédito.

Com esta iniciativa, o autor e a Universidade de Lisboa dão um contributo para o alargamento do leque de fontes sobre o tema, numa fase em que está em curso o processo de inscrição das Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (DGPC), e o processo da candidatura das Práticas e Manifestações do Culto a Nossa Senhora da Nazaré à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, da UNESCO.

Recorde-se que, neste âmbito, o autor esteve recentemente envolvido na coordenação do colóquio “O Culto de Nossa Senhora da Nazaré. Perspetiva multidisciplinar” e da publicação da obra do mesmo nome pela Universidade Católica Editora.

Os dois volumes da tese de mestrado em referência, que até agora só podiam ser consultados em algumas bibliotecas e arquivos, podem ser acedidos em https://repositorio.ul.pt/handle/10451/3446

Mais informações em http://penteado.blogspot.com/2022/12/novidade-tese-sobre-historia-do.html