Até ao advento do Milagre de Fátima, Nossa Senhora de Nazaré era um dos principais, senão o principal, santuário Mariano português. De todo o país acorriam romeiros e o pequeno povoado piscatório da Nazaré, com o Sítio sagrado alcandorado no promontório, era pequeno para receber as multidões que em agosto, e a partir de certa altura em setembro, acorriam em romaria (círio) ou peregrinação a prestar homenagem à Virgem da Nazaré.

Sendo um santuário de proteção régia, a Senhora de Nazaré atraia também grandes embaixadas da aristocracia lisboeta e foram muitos os monarcas e suas rainhas que visitaram e patrocinaram o Santuário. São cerca de 800 anos de tradição, que marcaram a história de um país e da sua diáspora e que continua a marcar a vida de milhões no mundo lusófono.

Um património que tem sido largamente ignorado e que merece ser mais e melhor estudado, compreendido e publicado. Esta Candidatura tem procurado estimular essa dinâmica de conhecimento, seja pela divulgação de obras, seja pela realização de eventos como o primeiro colóquio multidisciplinar sobre o culto de Nossa Senhora da Nazaré, que no início de 2020 reuniu na Nazaré um bom número de investigadores, historiadores, antropólogos, sociólogos e outros investigadores e profissionais que se têm dedicado a este tema. As comunicações que darão origem a uma publicação em preparação, podem ser, aliás, revistas no nosso canal do You Tube, neste link.

Ainda assim, na esteira de académicos atentos ao fenómeno, como o historiador e arquivista Pedro Penteado, têm sido produzidos diversos ensaios, livros e artigos dedicados a esta temática, conhecimento que tentaremos disponibilizar aqui neste website, seja pela inédita bibliografia que estamos a organizar, seja reproduzindo aqui nesta secção “Estudos Nazarenos” alguns contributos escritos para a compreensão deste património cultural ímpar, sobretudo em Portugal e no Brasil.

Nota: estes ficheiros são de livre acesso e estão alojados na plataforma Google Drive, o que poderá motivar alguma lentidão no carregamento dos documentos.

PORTUGAL

A Casa de Nossa Senhora da Nazaré Face aos Conflitos Jurisdicionais de 1641-1642. Artigo de Pedro Penteado, in Penélope: revista de história e ciências sociais, Nº. 9-10, 1993, págs. 115-126

A construção da memória nos centros de peregrinação, Artigo de Pedro Penteado, publicado na Communio. Revista Internacional Católica, em 1997

Dissertação histórico-crítica em que claramente se mostram fabulosos os factos com que está enredada a vida de Rodrigo Rei dos Godos… Ensaio de Frei Manuel de Figueiredo, publicado em Lisboa em 1786.

Iconografia da Senhora da Nazaré na arte luso-brasileira: o ciclo seiscentista do pintor Luís de Almeida no Santuário de Nossa Senhora da Nazaré. Artigo de Vitor Serrão na Camões Revista de Letras e Culturas Lusófonas, nº 25, pp. 79-87., 2016.

O novo romeiro da Nazareth, ou relação histórica do maravilhoso modo porque a devota imagem da Senhora viera dar ao Pendão em 1810, para escapar aos franceses, sua transladação para a Capella Real de Queluz, e de tudo o sucedido a este respeito até ser restituída à sua Igreja em 1812. Obra de Bento José Machado, publicada em Lisboa em 1815 pela Imprensa Régia.

Os arquivos dos santuários marianos portugueses: Nossa Senhora de Nazaré (1608-1875). Artigo de Pedro Penteado, publicado em 1992 em separata dos Cadernos BAD. N.º 2, 1992, p. 171-187. Baseado no artigo “Confraria de Nossa Senhora da Nazaré – Alguns dados para a história do seu arquivo”, produzido em 1990 para a revista Memória, n.º 2, do Arquivo Nacional da Torre do Tombo que, apesar de impressa, nunca chegou a ser distribuída.

Peregrinos da Memória. O Santuário de Nossa Senhora da Nazaré 1600 – 1785. Livro fundamental para a compreensão da história deste culto, de Pedro Penteado, com base na sua tese de Mestrado e publicado em Lisboa pelo Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, em 1998, esgotado nas bancas mas entretanto disponibilizado online pelo autor e pela instituição.

A devoção régia a Nossa Senhora da Nazaré nos finais da Idade Média e na abertura de Quinhentos. Artigo recente do historiador leiriense Saul António Gomes, professor da Universidade de Coimbra. In Anais Leirienses – estudos & documentos – 5, de Março de 2020.

Tesouros do Santuário da Nazaré: estudo de um inventário de bens de 1608. Artigo de Pedro Penteado em Separata da Revista Museu – IV série – n.º 5, de 1996, p. 43-72. De acordo com investigações em arquivos e documentação diversa, o autor aprofunda o conhecimento dos bens patrimoniais do santuário de N.ª Sr.ª de Nazaré em inícios do período seiscentista (paramentos, ourivesaria e outra alfaia litúrgica, imagens sacras, pinturas). Transcrevem-se algumas partes de um inventário de 1608. (in Roteiro Bibliográfico de Etnografia da Região do Oeste, Branca Rolão Moriés, Caldas da Rainha, Associação de Municípios do Oeste, 2002)

BRASIL

A devoção à Virgem de Nazareth, em Belém do Pará. Obra de Padre Florencio Dubois, publicada em Belém, em 1955.

A travessia de um mito de origem amazônico: o Círio de Nazaré entre o moderno e o pós-moderno, artigo de Larissa Latif, investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, Portugal, publicado nos Novos Cadernos NAEA, v. 17, n. 2, p. 23-52, dez. 2014.

A festiva devoção no Círio de Nossa Senhora de Nazaré, artigo de Isidoro Alves, publicado na Estudos Avançados, revista do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo em agosto de 2005

Círio de Nazaré: meu olhar de fé. Obra de Walbert Monteiro, publicada em Belém, Preservar Editora, 2018.

(em desenvolvimento, mais documentos em baixo)