ENCONTRO INTERNACIONAL DE COMUNIDADES DEVOTAS DE NOSSA SENHORA DA NAZARÉ

Nazaré, Portugal | 24, 25 e 26 de janeiro de 2020

O Culto a Nossa Senhora da Nazaré não é apenas uma das mais antigas tradições Marianas portuguesas, também se espalhou pelo mundo de língua portuguesa, implantando-se com particular intensidade no Brasil. Segundo um levantamento que o projeto de Candidatura do Culto está a realizar, são mais de duzentos, os sítios e as manifestações de fé à Virgem da Nazaré no Brasil, um pouco por todo o país, mas especialmente no Estado do Pará, que tem a Senhora de Nazaré como Padroeira. A mesma que, no longínquo século XII, terá salvo o nobre guerreiro português Fuas Roupinho da morte certa com um Milagre no promontório da portuguesa e pitoresca vila da Nazaré, Lenda fundadora deste Culto que os nossos irmãos brasileiros devotos bem conhecem.

A Rainha da Amazónia, como também lhe chama o povo paraense, deu origem de facto a uma tradição devocional multicultural e multifacetada, que se reflete em numerosas práticas sociais, culturais, arquitetónicas ou artísticas, bem como num sentido de identidade partilhada entre os povos. Entre círios, festividades, capelas, ermidas, igrejas paroquiais ou santuários, são mais de 270 as referências que mapeámos até agora, cada uma delas apontando para uma comunidade local que nutre ou já nutriu devoção a Nossa Senhora da Nazaré. Embora existam algumas referências no espaço lusófono africano, como em Angola (igreja em Luanda) ou São Tomé e Príncipe (capela com culto), é realmente em Portugal e no Brasil que este fenómeno tem mais expressão.

Assim, no contexto da Candidatura deste culto e das suas manifestações e práticas multinacionais a Património Imaterial da Humanidade, e no sentido da aproximação entre povos, realizou-se um Encontro de Comunidades Devotas da Nossa Senhora da Nazaré. Este conclave pretendeu constituir um ponto de encontro de comunidades devotas, bem como um espaço de partilha de ideias e experiências e aprofundamento dos laços entre pessoas e sítios unidos pela mesma cultura espiritual. Além das comunidades portuguesas e brasileiras onde a devoção ainda é viva, este Encontro pretendeu incluir também os locais que permitem traçar uma antiguidade, ainda que lendária, da Imagem da Nossa Senhora da Nazaré até aos primórdios do Cristianismo. A Imagem que deu origem ao culto e à lenda de Fuas Roupinho, terá sido esculpida pelo próprio S. José, na Nazareth da Galileia (atual Israel) tendo passado ao longo dos séculos pela Grécia, pelo Norte de África (Hipona, atual Annaba, na Argélia) e por um mosteiro próximo de Mérida, no sul de Espanha, antes de chegar à sua morada final, no promontório da Nazaré. Foram também convidados, assim, representantes destas comunidades, que a seu tempo também terão acolhido a Imagem que se julga repousar no Santuário português.

Para mais informações, contacte-nos por favor através do email candidaturapci@cultosenhoradanazare.org

— Quarta-feira, 22 janeiro —

Chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Nazaré, de Belém do Pará-Brasil, a Portugal (Aeroporto Humberto Delgado – Lisboa. Hora prevista de chegada do voo: 11h15)
Receção pelos representantes do Concelho da Nazaré (Confraria de Nossa Senhora da Nazaré e Câmara Municipal da Nazaré), da Freguesia de Belém (Paróquia de Santa Maria de Belém e Junta de Freguesia de Belém) e da equipa responsável pela Candidatura a Património Cultural Imaterial

Deslocação da Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Nazaré, de Belém do Pará-Brasil, desde o aeroporto até ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa

Receção da Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Nazaré, de Belém do Pará-Brasil, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa (Hora prevista de chegada: 12h30)
Cerimónia de Boas Vindas na Igreja de Santa Maria de Belém – Mosteiro dos Jerónimos, pelos representantes da Freguesia de Belém (Paróquia de Santa Maria de Belém e Junta de Freguesia de Belém)

— Quarta-Feira, 22 janeiro  a  Sexta-Feira, 24 janeiro —

Exposição ao público da Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Nazaré, de Belém do Pará-Brasil, na Igreja de Santa Maria de Belém – Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa (dentro do período habitual de abertura ao público, entre as 8h30 e as 20h00)

— Sexta-Feira, 24 janeiro —

Missa celebrada por D. Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará e concelebrada pelo Cónego José Manuel dos Santos Ferreira, Prior da Paróquia de Santa Maria de Belém, pelo Padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves, Reitor da Basílica Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, de Belém do Pará, e pelo Padre Paolo Lagatta, Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré (Igreja de Santa Maria de Belém – Mosteiro dos Jerónimos, 12h00)

Deslocação da Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Nazaré, de Belém do Pará-Brasil, desde Lisboa até à Nazaré (Hora prevista de partida: 15h00)
Transporte / Cortejo pelos Bombeiros Voluntários da Nazaré

Receção da Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Nazaré, de Belém do Pará-Brasil, na Nazaré, no Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, na Nazaré (Hora prevista de chegada: 18h00)
Cerimónia de Boas Vindas no Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, pelos representantes do Concelho da Nazaré (Confraria de Nossa Senhora da Nazaré e Câmara Municipal da Nazaré)

16h45 – Hora prevista de chegada à entrada da Nazaré – rotunda do IC9

O cortejo terá então início junto à rotunda do IC9, percorrendo a partir daí o seguinte percurso:
Segue pela Avenida Badajoz (Rio novo), descendo pela Rua dos Combatentes do Ultramar (N 8-5).
Entra na Pederneira pela Rua Abel Silva, em direção à Igreja Matriz da Pederneira, seguindo depois em direção à Igreja da Misericórdia.
Depois, segue pela Rua do Barão da Cortiçada e vira à esquerda na Rua da Fonte, continuando pela Rua Nova e virando depois à direita na Rua do Alto Romão.
Prossegue à esquerda em direção à Rua 8 de Novembro, pela Rua Caminho Real onde continua até à rotunda da Cercina e desce à esquerda pela Rua dos Combatentes do Ultramar (N 8-5) até à rotunda junto ao Parque da Pedralva.
Segue depois em direção ao Porto de Abrigo pela EN242, onde haverá um momento de paragem simbólica.
O cortejo sairá depois em direção à Marginal da Nazaré (Av. Manuel Remígio).
O cortejo seguirá pela marginal até à Praça Sousa Oliveira, subindo depois pela Rua Mouzinho de Albuquerque, Av. da Independência Nacional e Av. Circular Norte, até à rotunda, subindo depois à esquerda pela EN242 em direção à rotunda das escolas.
Vira depois à esquerda, em direção ao Sítio, pela Rua 25 de Abril, até à “Buzina”, local onde o cortejo por carros para, seguindo a partir daí o cortejo apeado, no percurso até ao Santuário de Nossa Senhora da Nazaré (com chegada prevista às 18h00).

18h00 – Receção dos participantes (Santuário de Nossa Senhora da Nazaré)

18h30 – Momento de oração mariana (Santuário de Nossa Senhora da Nazaré)

19h00 – Procissão das Velas (Sítio da Nazaré)

10h00 – Sessão de Abertura (Teatro Chaby Pinheiro)
Úrsula Vidal | Secretária de Cultura do Estado do Pará (Brasil)
Walter Chicharro | Presidente da Câmara Municipal da Nazaré (Portugal)
Álvaro Laborinho Lúcio | Membro da Comissão de Honra da Candidatura (Portugal)
Outras individualidades presentes

—   11h15 – coffee break   —

11h30 – Apresentação da Candidatura (Teatro Chaby Pinheiro)
Carlos Laranjo Medeiros | Presidente da Comissão Executiva (Portugal)
Úrsula Vidal | Secretária de Cultura do Estado do Pará (Brasil)

—   13h – pausa para almoço   —

14h30 – Notas sobre a viagem da imagem da Nossa Senhora da Nazaré, desde a Terra Santa até Portugal (Teatro Chaby Pinheiro)
João Paulo Cruz | Em substituição dos representantes das Cidades nas quais se acredita que a imagem de Nossa Senhora da Nazaré terá passado, antes de chegar a Portugal: Belém (Palestina), Nazaré (Israel), Annaba (Argélia) e Mérida (Espanha)

15h30 – Nossa Senhora da Nazaré: História e Construção do Culto em Portugal e no Brasil (Teatro Chaby Pinheiro)
D. Alberto Taveira Corrêa | Arcebispo Metropolitano de Belém/PA (Brasil)
Pedro Penteado | Historiador, Consultor Científico da Candidatura (Portugal)

—   16h30 – coffee break   —

16h45 – Nossa Senhora da Nazaré: Práticas e Manifestações do Culto em Portugal, no Brasil e em África (Teatro Chaby Pinheiro)
Patrícia Cordeiro | Socióloga, Equipa técnica da Candidatura (Portugal)
Nazaré Paes de Carvalho | Antropóloga, Consultora Científica da Candidatura (Brasil)
Representantes de Círios de Nossa Senhora da Nazaré

18h00 – Nossa Senhora da Nazaré: testemunhos de crentes sobre as vivências e devoção (Teatro Chaby Pinheiro)
Padre Paolo Lagatta | Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré (Portugal)
Padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves | Reitor da Basílica Santuário de Nossa Senhora da Nazaré (Brasil)
Testemunhos de Fé de crentes portugueses, brasileiros e de outros lugares onde há o Culto a Nossa Senhora da Nazaré

19h00 – encerramento dos trabalhos

—   Após o jantar   —

Animação cultural | Cineteatro da Nazaré
Atuações representativas do folclore e da etnografia da Nazaré

10h30 – Missa celebrada por Sua Eminência o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e concelebrada pelo Reverendíssimo D. Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém/PA, pelo Padre Paolo Lagatta, Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré e pelo Padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves, Reitor da Basílica Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, de Belém do Pará (Santuário de Nossa Senhora da Nazaré)

—   12h30 – pausa para almoço   —

15h00 – Proposta de constituição e lançamento de uma Rede Internacional das Comunidades devotas de Nossa Senhora da Nazaré (Teatro Chaby Pinheiro)
Nuno Batalha | Presidente da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré (Portugal)
Equipas técnicas da Candidatura, de Portugal e do Brasil
Representantes das Comunidades devotas e dos Círios de Nossa Senhora da Nazaré, em Portugal e no Brasil

—   16h30 – coffee break   —

16h45 – Plano de Salvaguarda das Práticas e Manifestações do Culto de Nossa Senhora da Nazaré (Teatro Chaby Pinheiro)
Carlos Laranjo Medeiros | Presidente da Comissão Executiva (Portugal)
Úrsula Vidal | Secretária de Cultura do Estado do Pará (Brasil)
Equipas técnicas da Candidatura, de Portugal e do Brasil

18h30 – Sessão de Encerramento (Teatro Chaby Pinheiro)
Úrsula Vidal | Secretária de Cultura do Estado do Pará (Brasil)
Walter Chicharro | Presidente da Câmara Municipal da Nazaré (Portugal)
Outras individualidades presentes