O “Sítio” é o coração espiritual do concelho da Nazaré e o epicentro do culto da Virgem da Nazaré.

É no «Sítio», como lhe chamam os habitantes locais há inúmeras gerações, que estão os elementos centrais desta tradição mariana, como o Santuário, em cuja Igreja repousa a Imagem original da Senhora da Nazaré, o adjacente Palácio Real, a Ermida da Memória ou o Miradouro do Suberco, ou Bico da Memória, onde reza a Lenda terá acontecido o Milagre de Fuas Roupinho e de onde se pode apreciar um dos mais belos panoramas da costa portuguesa.

O Sítio encontra-se no topo do promontório da Nazaré e a sua história é indissociável da história do Culto

da Senhora da Nazaré, mesmo em termos de povoamento, que se desenvolveu em torno do Santuário e das atividades culturais ou de solidariedade social da Confraria da Nossa Senhora da Nazaré, incluindo o hospital, que continua a prestar importante serviço à comunidade, ou estruturas como a Praça de Touros ou o histórico Teatro Chaby Pinheiro.

Além dos locais relacionados diretamente com a devoção da Senhora da Nazaré, o Sítio apresenta outros pontos de interesse, que merecem uma visita atenta, como o Forte de São Miguel Arcanjo, magnífica fortificação do século XVII, ou o Museu Dr. Joaquim Manso, dedicado à Nazaré e à sua relação com o Mar, mostrando testemunhos milenares/históricos da presença humana nesta costa, desde a Pré-História, a história da vila e o culto de Nossa Senhora da Nazaré, as embarcações e as artes de pesca, o trabalho e a festa e os seus trajes tradicionais.

ERMIDA DA MEMÓRIA

Está situada no morro do Sítio de onde se pode ver a vista sobre a praia da Nazaré. Local que segundo a história, foi onde apareceu a Virgem Maria ao alcaide D. Fuas Roupinho no ano de 1182. Inicialmente estava aberta em quatro arcos, que acabaram por ser fechados no séc. XVII.

No seu interior encontram-se vários azulejos azuis e brancos bem como uma lápide que conta o milagre feito por C.ª Sr.ª da Nazaré segundo a versão do cronista Frei Bernardo de Brito.

Largo de Nossa Senhora da Nazaré, coração do Sítio

Ermida da Memória no Sítio da Nazaré