No interior do estado do Pará, antes ou depois do mês de outubro, diversos municípios exaltam os seus santos padroeiros. Segundo a Arquidiocese de Belém, o mês que bate o recorde de celebrações em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré é novembro. Ao todo são 16 Círios de Nazaré conhecidos, nos municípios de Acará, Barcarena, Bragança, Breves, Marituba, Marudá, Maracanã, Magalhães Barata, Paragominas, Pitimandeua, Primavera, São Jorge do Prata, Santa Cruz do Arari, São Miguel do Guamá, Soure e Viseu.

Apesar da devoção ser em torno de Nossa Senhora de Nazaré, cada município tem a sua peculiaridade. Em Soure, por exemplo, um grupo de homens montados a cavalo e em búfalos faz o cortejo da imagem. Situação semelhante ocorre no Círio de Paragominas, no qual uma cavalgada recebe uma bênção especial de Nossa Senhora.

BARCARENA– Domingo, 11, acontece o Círio de Nazaré do município de Barcarena. Desde o dia 4 de novembro ocorrem peregrinações em toda a cidade. Inclui procissão rodoviária, Círio Fluvial, a Trasladação com saída da Igreja Matriz rumo à Comunidade São Pedro e no domingo acontece a missa de saída do Círio. A programação segue até o dia 18 com eventos como o Círio Motociclistico, o Círio Mirim, a Romaria da Juventude, e no último dia a Procissão de encerramento da festividade, saindo da Igreja Matriz.

BRAGANÇA – A Virgem de Nazaré também recebe homenagens no segundo domingo de novembro no município de Bragança, no nordeste paraense. Há mais de um século os bragantinos veneram Nossa Senhora de Nazaré. Milhares de pessoas ganham as ruas da cidade de Bragança, contribuindo para que este Círio seja considerado um dos três maiores eventos religiosos realizados no Pará. Na sexta-feira anterior a imagem de Nossa Senhora é conduzida numa carreata do centro da cidade até uma Comunidade do Camutá. No sábado, uma belíssima romaria fluvial retorna com a imagem da Virgem para Bragança, de onde na manhã do domingo sai às ruas para receber as homenagens do povo bragantino.

O Círio de Nazaré em Bragança, segundo as últimas pesquisas, data de 1903. O jornal “Caete”, órgão público bragantino noticioso e literário, descreve a festividade aos 29 de novembro de 1903 mas a data foi fixada no segundo domingo de novembro e está em 2019 na sua 116ª edição, com celebração que ocorrem a partir do mês de outubro. A imagem da Virgem Peregrina, ao longo desses dois meses, visita várias instituições empresarias e comerciais e escolas. Este Círio de Nazaré inclui a Cavalgada do Círio, com participação e homenagens dos Cavaleiros da cidade, com Missa em frente à Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, seguida da benção dos cavalos e cavaleiros. O município de Bragança tem cerca de 113.227 habitantes e área de 2.092km2. Está prestes a completar os 400 anos de sua fundação. Também inclui um Círio Ciclista, procissão fluvial, Missa da Trasladação e a procissão com a Berlinda atrelada a uma corda de cizal de 150 metros, percorrendo em direção à Igreja Histórica de São Benedito, de onde no domingo sai o Círio, percorrendo as principais ruas da cidade.

SOURE – O Círio de Nossa Senhora de Nazaré do município de Soure, é realizado no segundo domingo do mês de novembro, a procissão é realizada em várias ruas da cidade. Durante uma semana são realizadas missas na Igreja Matriz, confraternizações no arraial de Nazaré, as comemorações em alusão a santa terminam com um grande show pirotécnico. Os católicos sourenses comemorarão em 2019 os 129 anos de muita fé e devoção a Nossa Senhora, com um dos Círios mais originais do estado do Pará e o maior do Marajó, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Pará desde 2012. O Círio Sourense tem as suas peculiaridades. Um é a grande quantidade de cavalos e búfalos levados durante a romaria pelos fiéis, outro é o facto da Missa ser celebrada ao longo da procissão e não no final ou no princípio. A programação conta com a romaria motorizada, a romaria dos pescadores e a transladação que sai da Igreja de Santa Rita. A programação da quadra nazarena segue durante toda a semana com o arraial e as atrações no Salão Nazaré. No domingo seguinte acontece a romaria das crianças e a procissão de encerramento, que finalizam o Círio que ainda terá a queima de fogos de vista em frente à Igreja Matriz.

ACARÁ– A festividade é celebrada no 3º domingo de novembro desde 1944. Homenageia Nossa Senhora de Nazaré. Como acontece em Belém, a imagem é levada numa berlinda ornamentada com flores. (foto do cabeçalho)

AUGUSTO CORRÊA – O início do Círio data de 1958 e é realizado no 1º domingo de dezembro. Os moradores de Augusto Corrêa, a norte do estado do Pará, prestam homenagens, com testemunhos de fé em Nossa Senhora de Nazaré. (foto de destaque)

BREVES – Desde 1934 Breves mantém a tradição de realizar o Círio de Nazaré no mesmo dia em que ocorre em Belém, no segundo domingo de outubro. O município fica a 12 horas de barco da capital e está situado no arquipélago do Marajó.

CURRALINHO – Localizado também na Ilha do Marajó, Curralinho celebrou, em 1994, seu primeiro Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Também no segundo domingo de outubro devotos e promesseiros demonstram todo o seu amor à Virgem. Eles colorem a cidade com flores e balões espalhados pelos locais por onde passa a procissão.

IGARAPÉ-MIRI – O Círio de Nazaré é realizado nesse município no domingo posterior ao de Belém. É celebrado desde 1956. O Círio já faz parte da história da cidade e, a cada ano, vem crescendo em número de fiéis. É uma das maiores manifestações de fé do povo miriense que, também, realiza anualmente a tradicional festividade em homenagem a Nossa Senhora de Sant’Anna.

PARAGOMINAS – O Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Paragominas é marcado pela fé e pela cavalgada que percorre a cidade e recebe uma bênção toda especial de Nossa Senhora. Realizado desde 1933, o Círio de Nazaré acontece no terceiro domingo de novembro.

ITUPIRANGA – É um dos mais novos do Pará. A primeira procissão foi realizada em 2000. A berlinda todos os anos é ornamentada com flores e sementes de frutos da terra, como o açaí, por exemplo. Ocorre no segundo domingo de setembro.

MARITUBA – Antiga colônia de Hansenianos, Marituba teve seu primeiro Círio realizado em 1942, no terceiro domingos de novembro. O Círio ocorre graças aos internos do local que nunca deixaram de ter fé e esperança de melhores dias. A Virgem de Nazaré aparece como a grande intercessora da fé dos internos junto a Deus.

PRIMAVERA – Há mais de 50 anos, o Círio de Primavera é realizado no terceiro domingo de novembro, com características bem peculiares: a festividade inicia oito dias antes com o Círio das Crianças, dos Idosos, dos Casais, dos Estudantes, Procissão rodoviária, Trasladação e o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que encerra os festejos nazarenos com grande participação comunitária.

PARAUAPEBAS – O Círio em homenagem à Virgem de Nazaré acontece no quarto sábado de outubro, e não no domingo, como dos outros municípios. A devoção iniciou com homenagem feita num pequeno altar de uma loja local e foi adotada como tradição religiosa e cultural pelos moradores de Parauapebas. São pelo menos 15 dias de festividade com imensas demonstrações de fé.

QUATIPURU – Localizada na região do salgado, nordeste paraense, teve seu primeiro Círio realizado em 1930. O Círio do terceiro domingo de outubro é marcado pelo encontro das de todas as imagens que estavam em peregrinações visitando casas familiares e comunidades. Elas são levadas, em caminhada para a igreja de Nossa Senhora de Nazaré. (Diário do Pará)