A cidade de Nazareno, no Estado de Minas Gerais, Brasil, também conta com uma presença forte e ancestral do Culto de Nossa Senhora da Nazaré, existindo mesmo uma Paróquia com Santuário dedicado à Virgem nazarena, devoção que remonta ao século dezoito e que se renova nas festividades e romarias anuais, em setembro. Respondendo ao nosso apelo, a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré de Nazareno é mais uma comunidade que manifesta o seu apoio expresso à Candidatura das Práticas e Manifestações do Culto de Nossa Senhora da Nazaré à chancela de Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, fazendo também um pouco da história desta devoção de origem portuguesa em Minas Gerais.

Tomando conhecimento da candidatura das Práticas e Manifestações do Culto a Nossa Senhora de Nazaré à Lista Representativa do Patrimônio Imaterial da Humanidade, da Unesco, Eu, Padre Fábio José Damasceno, inscrito no RG MG 4.789.135, Pároco e Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, da cidade de Nazareno MG, venho através deste expressar a relação de Nossa Paróquia/Santuário com o Culto de Nossa Senhora de Nazaré.

Consultando publicações do século XIX , nos damos conta de que a devoção a Nossa Senhora de Nazaré chegou às antigas terras do Ribeiro Fundo, atual Nazareno/MG, ainda na primeira metade do século XVIII, trazida por colonizadores portugueses que nessas paragens se erradicaram em tomo de atividades agropastoris, muito possivelmente direcionadas ao abastecimento dos mineradores que, por toda a região, arriscavam sua sorte no garimpo do ouro: Consta nesses documentos que uma carta de sesmaria foi requerida, no ano de 1723, ao Reino de Portugal por três indivíduos que se mostraram interessados em plantar e criar gado nas ditas paragens do Ribeiro Fundo. A concessão foi feita aos mesmos no dia 21 de fevereiro de 1725. Eram eles os portugueses Manoel Alves da Fonseca, Manoel Bernardes Roberto e Manoel de Seixas Pinto. Este último, alguns anos mais tarde, entraria com um requerimento para a construção da primeira capela da localidade, dedicada a Nossa Senhora de Nazaré.

A provisão eclesiástica para a construção da capela foi dada em 09 de março de 1734. A construção foi logo realizada, mas sua benção, devido a embaraços burocráticos, só foi realizada no dia 02 de setembro de 1739. pelo Doutor Manoel da Rosa Coutinho, Vigário da Vara da Comarca do Rio das Mortes. O documento nos dá conta de que Manoel de Seixas Pinto e seu irmão José Gonçalves Pinto foram os responsáveis por fundar, dotar e paramentar a capela totalmente ás suas custas. A partir de 08 de fevereiro de 1746, a administração da capela, por provisão de D. João da Cruz, bispo do Rio de Janeiro, passou ao ermitão Amaro dos Santos. que doou todos os seus bens a Nossa Senhora de Nazaré. Ele, no decorrer de sua administração, tratou de ampliar a capela e o átrio, conforme petições da década de 1760. Com o tempo, o antigo distrito do Ribeiro Fundo foi sendo chamado de Nazareth e aos poucos, o antigo nome perdeu espaço para o novo.

Em 1850, oficialmente, a localidade passava a ser reconhecida como Freguesia de Nossa Senhora de Nazareth. Em 08 de setembro de 1858, foi editado o Compromisso da Confraria de Nossa Senhora de Nazaré, que arregimentou homens e mulheres para a administração da capela, bem como de todos os bens pertencentes à Senhora de Nazaré. Cinco anos mais tarde, tinha inicio a construção de um novo templo para abrigar melhor os romeiros que, na festa da natividade de Maria, se faziam presentes na localidade. Templo este que até hoje se mostra capaz de receber as milhares de pessoas que anualmente chegam a Nazareno para pedir e agradecer à Mãe de Deus pelo seu intermédio junto ao Pai.

Em 1864, o Papa Pio IX concedeu indulgência plenária aos fiéis que em um dos dias do Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré, realizassem as instruções contidas no documento através do qual a indulgência fora concedida. Em 1962 o templo foi elevado a Santuário. Há mais de 150 anos, com muito zelo e devoção, o jubileu vem sendo realizado na localidade. As festividades são realizadas dos dias 30 de agosto a 10 de setembro. Sendo os dias principais/jubileu 7,8 e 9 de setembro.

O início desta tradição nos escapa pelos idos do tempo… talvez remontem ainda ao século XVIII, já que Amaro dos Santos havia solicitado a ampliação da capela para melhor abrigar os fiéis devotos da Virgem de Nazaré.

Durante os dias do novenário, os solenes ritos do itinerário da Novena de Nossa Senhora de Nazaré são profundamente tocantes e preparam todo o povo para celebrarem com devida fé os dias de Jubileu nos quais as celebrações que acontecem durante todo o dia são lotadas e exaltam a graça de Deus na memória da Natividade de Maria. O adro do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré contém a Sala de Promessas que acolhe as ofertas, promessas e ex-votos dos romeiros de Nossa Senhora de Nazaré que através de diversos de fotos, objetos de cera, mensagens e tantas outras coisas demonstram a gratidão pela graça alcançada.

O Santuário de Nossa Senhora de Nazaré acolhe mais de 70 (setenta) romarias de tantos lugares da região Sudeste, algumas. inclusive, romarias a pé, onde os fiéis peregrinos caminham durante muitos dias e noite para chegarem até a casa de Deus onde fitam os olhos, emocionados, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré que do camarim do altar-mor do presbitério olha por todos seus filhos.

Padre Fábio José Damasceno, Pároco e Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, Nazareno MG