Uma comitiva de representantes da Candidatura do Culto de Nossa Senhora de Nazaré – Práticas e Manifestações a Património Cultural da Humanidade deslocou-se a Belém do Pará durante a celebração de Nossa Senhora de Nazaré, que decorreu este mês no Brasil, em particular no Estado do Pará e em Belém (capital do Estado), onde se realizou o Círio de Nazaré, a maior manifestação católica da América do Sul.

O objetivo foi aprofundar o diálogo com o governo do Pará e outras autoridades ligadas à devoção para que a candidatura do culto a Nossa Senhora de Nazaré a património cultural da Humanidade seja um desígnio partilhado entre os dois povos.

O estabelecimento de uma ponte de amizade e cooperação entre o Município da Nazaré e o estado paraense, neste ou noutros domínios, foram os primeiros passos concretizados com a deslocação de Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré e Carlos Laranjo Medeiros, coordenador da equipa da IPI Consulting Network que está a preparar a candidatura à UNESCO com o Município português.

Durante a estada em Belém, os representantes da candidatura portuguesa foram recebidos, no dia 11 de outubro, pelo governador do Estado do Pará, Helder Zahluth Barbalho, com quem trocaram Imagens da Virgem da Nazaré, e pela Prefeita de Vigia de Nazaré, Camille Vasconcelos e celebraram um acordo de colaboração.

Nossa Sra da Nazaré é padroeira do Estado do Pará, padroeira dos marinheiros, e Rainha da Amazónia, possuindo honras de Chefe de Estado.

As festividades do Círio de Nazaré (Brasil) iniciam-se em agosto, culminando com uma grande procissão celebrada em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, no segundo domingo de outubro, com o transporte de uma imagem de madeira da Virgem Maria da Catedral da Sé até a praça do Santuário de Nazaré, em Belém do Pará.

Seguem-se mais duas semanas de festejos e que contam com a participação das cidades vizinhas bem como de peregrinos de todo o país, que se deslocam a Belém para esta concentração religiosa, uma das maiores do mundo. Mais de 2,2 milhões de pessoas participam na manifestação.

As festividades abrangem as práticas culturais e culinárias tradicionais da Amazónia e objetos artesanais, como os brinquedos fabricados com diversos tipos de madeira local.

Este Círio está inscrito na Lista Representativa do Património Imaterial da Humanidade desde 2013.

O Município da Nazaré manifestou em novembro de 2018 a pretensão de classificação do culto e devoção ao Milagre da Nossa Senhora da Nazaré a Património Cultural Imaterial da Humanidade, da UNESCO, tendo entregue a sua manifestação ao Papa Francisco e iniciado o processo de junção de elementos e apoios com vista à formalização do procedimento.