Há exatamente um ano atrás, a 26 de janeiro de 2020, terminava na vila portuguesa da Nazaré uma jornada histórica de aproximação entre gentes irmanadas numa mesma cultura devocional, o culto a Nossa Senhora da Nazaré, tradição que irradiou desta vila piscatória portuguesa para o mundo, estando presente em centenas de comunidades além-fronteiras, sobretudo no Brasil.

O I Encontro Internacional de Comunidades Devotas de Nossa Senhora da Nazaré reuniu representantes de diversas manifestações deste culto mariano popular, de vários pontos do país mas também uma grande delegação de representantes brasileiros do Estado do Pará, que tem como padroeira oficial a Virgem da Nazaré.

Assinalamos assim o aniversário deste primeiro encontro, renovando o compromisso de levar adiante o processo de candidatura internacional conjunta desta tradição a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Um ano depois e apesar das limitações impostas pela pandemia, o nosso trabalho continua, no sentido do engrandecimento e divulgação desta devoção e dos valores que a animam, do sucesso da Candidatura, mas também na diplomacia e no estreitamente de laços com as comunidades locais e países onde o culto se manifesta e inspira milhões de devotos. Mantenha-se atento aos nossos canais, em breve haverá novidades!

Galeria de fotos: shorturl.at/diFP5

Canal Youtube do I Encontro: shorturl.at/lFLW5