Em ano de pandemia mundial de Covid 19, as Festividades em Honra de Nossa Senhora de Nazaré também em todo o mundo tiveram que se adaptar às circunstâncias, que aconselham recolhimento e distanciamento social. Em Portugal e no Brasil, as comunidades devotas não deixam de cumprir a sua tradição, mas adotando medidas de segurança como evitar aglomerações de pessoas, o que na prática significa um ano sem procissões e multidões nas ruas.

Em Belém do Pará (clique aqui e conheça o maior Círio de Nazaré do Mundo), tal como no berço da devoção, a vila portuguesa da Nazaré (clique aqui), as celebrações terão lugar, mas sobretudo em modo “virtual”, com recurso às tecnologias de informação, transmitindo as cerimónias em direto online. Pode manter-se a par das muitas homenagens em curso ou em preparação na nossa página do Facebook (clique aqui). De uma forma ou de outra, as comunidades não deixam de celebrar a sua Virgem da Nazaré, com destaque para o seu principal Santuário Português, onde continuará a chegar o ancestral Círio de Olhalvo e se cumprirá a tradicional Solenidade.

As celebrações nazarenas começaram a 30 de agosto, com uma Novena preparatória, este ano com o Tema “MARIA SINAL DE SALVAÇÃO E CELESTIAL ESPERANÇA”, prosseguindo até 12 de setembro. As cerimónias serão transmitidas em direto no Facebook da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré e da Pederneira (clique aqui).