As Peregrinações do Círio de Nazaré começaram há 50 anos, no Círio de 1972.

«Quando o atual Provincial Barnabita, Pe. Giovanni Incampo, recém-chegado da Itália, assumiu como Pároco da Basílica de Nazaré. Em junho deste mesmo ano, o Padre Redentorista Daniel Tamaccia veio à capital do Estado do Pará como pregador do Círio. Ele, que na região Sul do país já tinha experimentado a eficácia evangelizadora da peregrinação, sugeriu ao padre Giovanni que, ao invés das pregações ocorrerem somente durante a quinzena da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré, se fizesse uma prévia evangelização um mês antes da procissão do Círio.

Como não tinha experiência com o Círio, Padre Giovanni achou que essa seria uma providencial oferta de Deus e aceitou a proposta. Diante disto, o Padre Daniel Tamaccia preparou um esquema de orações para que as pessoas se orientassem durante as peregrinações. Àquela altura, foram providenciadas 300 imagens de Nossa Senhora de Nazaré para serem distribuídas aos leigos que trabalhavam na Basílica e que formavam os grupos evangelizadores. Cada grupo se comprometeu a visitar cerca de 30 famílias. Logo, no primeiro ano, as peregrinações aconteceram em, aproximadamente, 9 mil residências. Esse novo momento da festividade empolgou os leigos, que se sentiram valorizados nas atividades do Círio de Nazaré que, àquela altura, já era considerada uma grande festa religiosa.

Durante os 30 dias de peregrinação, todas as famílias abriam as portas de suas casas para a Virgem de Nazaré. Foi uma verdadeira evangelização. A nova programação funcionou tão bem que, no ano seguinte, outras paróquias de Belém também pediram para realizar as peregrinações. Atualmente, igrejas de vários municípios do Estado se envolvem nesse processo de evangelização e propagação da Palavra de Deus e da Virgem Maria.

Com o intuito de unir milhares de orações sob a mesma fé e orar a Nossa Senhora de Nazaré em um só coro, em 1994 foi introduzido o Livro das Peregrinações, um guia que inspira e aproxima os fiéis durante as romarias pelos lares paraenses, que acontecem nos meses de agosto e setembro, em preparação para o Círio.

Cinquenta anos depois da primeira peregrinação nas residências, os grupos de evangelização se multiplicaram tanto que, atualmente, mais de dois mil dirigentes participam das peregrinações e, aproximadamente, 120 mil residências foram visitadas durante o período. Além disso, em torno de 100 mil livros de peregrinação são distribuídos pela Diretoria da Festa de Nazaré.

O início das peregrinações se dá após o Dia do Mandato que, neste ano, é o dia 22 de agosto, ocasião em que, em todas as missas celebradas na Basílica Santuário as imagens de Nossa Senhora de Nazaré são abençoadas.

Nossa Senhora de Nazaré, nossa Mãe e Mestra, rogai por nós!»

 

Os Livros do Círio de Nazaré, de 2022, estão disponíveis nos seguintes links:

Livro das Peregrinações 2022

Livro Infantil Círio de Nazaré 2022

 

Nota: documentos gentilmente cedidos pelo Dr. Albano Martins, ex-Coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré