Nossa Senhora da Nazaré constitui uma referência que junta católicos e não católicos.

Está intimamente ligada à nossa História porque se relaciona diretamente com uma das lendas que chegou até nós e que marca o milagre de D. Fuas Roupinho. A Lenda da Nazaré faz parte da vida de todos os portugueses.

Uma Virgem Negra cuja origem se esfuma nos tempos, mas que integra o nosso imaginário e que arrasta todos os anos milhares da peregrinos que se deslocam ao Sítio da Nazaré onde se venera a sua imagem guardada no Santuário de Nossa Senhora.

Segundo a lenda terá sido sobre o mar que Nossa Senhora apareceu a D. Fuas, talvez antecipando a chamada para a importância que o mar e os oceanos tiveram posteriormente na História de Portugal.

A Candidatura das Práticas e Manifestações do Culto de Nossa Senhora da Nazaré a Património Cultural e Imaterial da Humanidade deve merecer o apoio entusiástico de todos os portugueses sejam ou não praticantes do Culto Mariano.

Eduardo Marçal Grilo, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian e antigo Ministro da Educação, membro da Lista de Embaixadores da Candidatura