Uma condição importante para o sucesso desta candidatura é o envolvimento de comunidades, indivíduos e instituições. Esse envolvimento passa, naturalmente, pela participação popular nas manifestações devocionais e festivas do Culto da Senhora de Nazaré, mas em termos da Candidatura propriamente dita, é essencial conseguirmos declarações expressas de apoio. A título individual, qualquer cidadão poderá fazê-lo preenchendo o formulário online (clique aqui para abrir). A título coletivo, para associações, empresas, clubes ou outras entidades públicas e privadas, a melhor forma de apoiar esta causa será escrever uma declaração formal de apoio, com uma mensagem simples mas espontânea justificando esse suporte.

Temos recebido diversas manifestações de apoio institucionais, mas fazemos novo apelo nesse sentido a todas as entidades, desde logo da região da Nazaré, para que nos façam chegar as vossas declarações, que podem ser enviadas para o email: candidaturapci@cultosenhoradanazare.org

Como exemplo do que pode ser feito, temos a honra de divulgar uma carta de apoio que hoje chegou ao “quartel-general” da candidatura, da paróquia de Nossa Senhora de Nazaré de Parazinho, município brasileiro do Rio Grande do Norte, que muito enobrece este projeto, manifestando «consentimento e declarar apoio à candidatura do culto a Nossa Senhora de Nazaré como patrimônio cultural e imaterial da humanidade pela UNESCO. Nossa comunidade em festa, acolheu o pedido e feliz, manifesta total apoio a causa.».