Foram lançadas as bases para a constituição de uma Rede Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora da Nazaré no domingo, 26 de janeiro, no final do Encontro das Comunidades Devotas de Nossa Senhora da Nazaré, promovido pela Candidatura das Práticas e Manifestações do Culto de N.S. Nazaré a património cultural imaterial da UNESCO.

Na Carta de Princípios, os primeiros subscritores, representantes da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, Círio de Belém do Pará, Círio da Prata Grande, Círio de Penela e Círio de Ribeira de Frades (Coimbra) reconheceram que o Culto a Nossa Senhora da Nazaré é um dos Cultos Marianos mais antigos de Portugal, com mais de 800 anos de história e numa devoção ininterrupta, de forma individual e coletiva.

“Este Culto é hoje uma manifestação de Património Cultural Imaterial viva e de enorme importância, com ecos um pouco por todo o mundo, concentrando em Portugal e no Brasil as manifestações mais icónicas dessa devoção com claras ligações históricas e simbólicas. Uma tradição espiritual histórica e socialmente relevante, com vivências altamente diferenciadoras, mas com potencialidades de ser um fator de união entre povos e comunidades”, lê-se na carta de princípios.

O documento refere-se, ainda, à dinâmica de mobilização e envolvimento de comunidades devotas de Nossa Senhora da Nazaré, que tem vindo a ser desenvolvida ao longo dos últimos meses, em torno de uma causa comum que é a Candidatura a Património Cultural Imaterial, e que já teve um dos seus pontos altos no Encontro Internacional de Comunidades que decorreu neste último fim de semana, deverá ser continuada e potenciada no futuro, por forma a assegurar o diálogo e partilha regular de práticas e manifestações ligadas ao Culto a Nossa Senhora da Nazaré, bem como estreitar os laços culturais sociais e económicos entre os países e localidades onde esta devoção está presente.

A futura Rede Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora da Nazaré propõe-se promover o diálogo e a aproximação entre comunidades devotas de Nossa Senhora da Nazaré, em toda a sua universalidade e pluralidade; à salvaguarda e promoção do património ligado às práticas e manifestações associadas a este Culto Mariano, incluindo o património cultural imaterial; à reativação deste Culto em locais onde este já existiu, mas onde, com o passar dos tempos, se foi perdendo; à transmissão inter-geracional destas práticas e manifestações; e promoção de Nossa Senhora da Nazaré como padroeira de comunidades em processo de evangelização no sentido da difusão dos valores cristãos inerentes à Mensagem de Nossa Senhora da Nazaré.

Os moldes da formalização da Rede irão ser definidos conjuntamente até ao próximo Encontro Internacional de Comunidades, já agendado para outubro de 2020, em Belém do Pará, Brasil, na abertura do Círio de Nazaré.

“Este património espiritual partilhado, que une povos e gerações no espírito da paz e da esperança, merece ser preservado e promovido”, disse Walter Chicharro, Presidente da Câmara da Nazaré, acerca desta ação que faz parte do processo de candidatura do culto a património imaterial da humanidade, junto da UNESCO.

Por seu turno, Laborinho Lúcio, membro da Comissão de Honra da Candidatura, afirmou que sobre esta celebração do culto mariano de N. S. da Nazaré que este “já é património cultural imaterial da humanidade. Procura-se apenas o reconhecimento do título”.

Já Úrsula Vidal, Secretária da Cultura do Estado do Pará (Brasil), que também esteve presente no Encontro (24,25,26 de janeiro), falou da forte proximidade da imagem da Senhora da Nazaré ao quotidiano dos paraenses e do culto como “uma teia de sentimentos, com forte carácter identitário, que se extrai das 400 comunidades onde ele é celebrado, pelo mundo”.

Por fim, Albano Martins, diretor coordenador da Festa de Nazaré (Brasil), que reúne mais de dois milhões de pessoas nas ruas da capital paraense em torno da “Rainha da Amazónia”, nome pela qual se designa Nossa Senhora da Nazaré no país irmão, falou da “identidade forte do culto e de uma devoção muito similar”, tendo ainda o reitor da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré de Belém, padre Luís Carlos Gonçalves, salientado o papel de solidariedade social de eventos como o Círio, que mobilizam milhares de voluntários e recolhe ao longo de todo o ano largas toneladas de bens alimentares e outros para apoio aos mais necessitados. “Da nossa parte, estamos comprometidos com esta Rede, e para auxiliar todas as etapas do processo” da candidatura, garantiu Albano Martins, refletindo o sentimento de todos os dignitários brasileiros presentes, incluindo o Arcebispo de Belém do Pará, D. Alberto Taveira Corrêa, que falou sobre o papel evangelizador deste culto.

Este Encontro foi também marcante na história da Confraria, pois pela primeira vez foi admitida a figura do Sócio Honorário da instituição que gere o Santuário e as suas obras sociais. A Diretoria do Círio de Nazaré de Belém do Pará foi a primeira entidade a integrar esta lista de associados de honra, que deverá incluir desde logo todos os círios com mais de 25 anos de existência. Por seu turno, os responsáveis brasileiros, inspirados na tradição portuguesa dos círios em jeito de peregrinação (no Pará a maior parte dos círios são meramente locais) ao Santuário, vão procurar promover já no Círio de Nazaré de Belém de 2020 peregrinações de outras cidades à capital do estado na altura das festividades de outubro.

Além de representantes de comunidades portuguesas onde existem festividades ou círios em honra a esta invocação mariana, o encontro contou com uma forte presença de individualidades do Pará, mas a mais impactante foi sem dúvida a Imagem Peregrina da Senhora de Nazaré de Belém do Pará, que veio acompanhada de cinco Guardas da Nazaré e outros responsáveis pelo Círio de Belém, uma das maiores festividades católicas do mundo, que todos os anos em outubro congrega mais de dois milhões de pessoas.

A Imagem Peregrina brasileira, que no protocolo brasileiro oficial tem honras de figura de Estado, chegou a Lisboa no dia 22, tendo permanecido até 24 no Mosteiro dos Jerónimos em exposição, sendo aqui celebrada uma Missa especial, pelo cónego José Manuel Ferreira e concelebrada pelos representantes eclesiásticos brasileiros. No domingo de manhã, já no Santuário da Nazaré, foi celebrada nova Missa, desta feita presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, que procedeu também à benção das pranchas de um grupo de surfistas. Sublinhe-se que é a segunda vez na longa história deste Culto que a Imagem peregrina brasileira vem a Portugal, em peregrinação ao Santuário berço da tradição. O programa contou ainda com uma concorrida Procissão das Velas, na receção da Imagem no Sítio, e com uma noite cultural no Cine Teatro, com a Tuna da Universidade Senior da Nazaré, o Rancho Tá Mar e o Grupo Etnográfico Danças e Cantares de Nazaré, que apresentou uma bela representação alusiva à devoção.

(fotos CMN/VEstrelinha)